terça-feira, junho 18, 2024

Viagem pra praia e aniversário

     Oi gente! Demorei bastante desde o último post porque tentei não procrastinar escrevendo no blog e acabei procrastinando ao não escrever (?).
    Esse post está BEM extenso e conto sobre minha ida à Paraty - RJ, que coincidiu com meu aniversário. Inclui impressões da viagem, do lugar, o que comprei etc.

    Faz mais de duas semanas desde a viagem e quanto mais distante ela fica no tempo mais difícil fica de escrever sobre. Ela está sendo esquecida pelo meu cérebro mesmo tendo sido maravilhosa e inesquecível. O problema não é que estou esquecendo os fatos do que aconteceu e sim o que eu senti, sabe?
    Tem aquilo que nosso cérebro faz de esquecer para proteger, tipo eventos e memórias traumáticas, mas o meu parece esquecer de tanto mais.
    Começando a história da viagem agora. Pra quem lê e não sabe, nasci e morei por 21 anos em Avaré - SP e por causa da faculdade me mudei pra Bauru - SP em abril/maio de 2022.
    Quarta, dia 29, fui à noite pra Avaré e na manhã do dia seguinte foi eu, meu irmão, minha mãe a amiga da minha mãe pra Piracicaba - SP. Depois lá pegamos minha tia e seguimos viagem de carro rumo à Paraty - RJ.
    Achei que ficou confuso, então escrevi no papel o trajeto pra ver se melhora (???)
QUINTA DIA  30
    Não entendo nada de carro, estrada ou caminhos, mas vou explicar da forma que aconteceu.
    Fomos pela rota de Cunha, a estrada é linda e teve paisagens lindas, teve uma hora que parecia que entramos dentro de uma nuvem e durante o caminho meu ouvido ficava tampando. Porém a estrada era MUITO sinuosa e foi uma descida na serra, então meu irmão (que foi dirigindo) tinha que ficar usando o freio o tempo todo (porque era uma descida) e ao mesmo tempo as rodas da frente ficavam trocando de um lado \ pro outro / por causa do ziguezague/sinuosidade da estrada. E pra piorar, teve uma parte que o chão era de paralelepípedo que fazia o carro ficar meio que pulando, sei lá. Chegamos até a ficar sem freio em alguns momentos de tanto usar ele.
Foto da internet do trecho de paralelepípedo rumo à Paraty.
    No decorrer de toda a estrada dava pra perceber MUITAS calotas jogadas fora da pista, no mato, pendurada em árvore, parei de contar elas quando cheguei em 50.
    A junção de ficar o tempo todo usando o freio + rodas indo de uma direção pra outra + o trecho de paralelepípedo fez esquentar muito as rodas da frente e quando chegamos em Paraty e finalmente estacionamos percebemos que, assim como muitas pessoas, perdemos as calotas da frente. Então se um dia você for pela estrada de Cunha/Paraty tire as calotas das rodas da frente do seu carro antes de começar a viagem!!
    Saímos 9h da manhã de Piracicaba e chegamos quase 17h em Paraty.

    Alugamos um casa simples pelo Airbnb super fofinha e bem perto de todos os lugares e da praia. Ficou 4 dias por 1500 e esse valor dividiu por 3 pessoas (minha mãe, minha tia e a amiga da minha mãe), caso eu e meu irmão tivéssemos emprego e pagássemos por si próprios, acho que sai muito em conta 75 por pessoa cada dia. Chegando, nós guardamos nossas coisas dentro da casa e depois tomamos banho pra se arrumar e ir pro centro histórico passear (era tão perto da casa que fomos a pé).
    O centro histórico é tipo um bairro?? só que totalmente preservado as ruas e casas que nem eram no passado. Praticamente todas as casas são brancas com detalhes coloridos e portas coloridas bonitinhas, não pode andar de carro nessas ruas e o chão todo de lá é de pedras irregulares e chamado de "pé de moleque" porque no passado eram os filhos dos escravizados que colocavam e arrumavam as pedras.
Foto que a amiga da minha mãe tirou de uma rua do centro histórico durante o dia.
    O centro histórico é cheio de restaurante, bar, loja e ateliê. Tem um monte de gente vendendo as próprias coisas no chão tipo hippies e indígenas. E também tem praça, igrejas, etc. Achei no geral algo muito pra turista mesmo, e os preços também mas até que ok.
    Achei curioso que lá tem pelas ruas gente vendendo doces (lindos e de aparência muito apetitosa) num carrinho padronizado, todos sempre a 10 reais cada. Comprei uma queijadinha de um mas achei meio seca.
Foto da internet de um dos carrinhos de doce.
    Comemos no Café Pingado, fomos muito mal atendidos kkkkk e experimentei pela primeira vez (minha mãe pediu e eu tomei dela) café coado no caldo de cana quente. Achei gostoso e não é tão doce como se imaginaria.
    Como era Corpus Christi, teve procissão nas ruas e 
fizeram no chão aqueles tapetes de desenhos com serragem na frente das igrejas e certos trechos .
    A igreja principal, a Matriz Nossa Senhora dos Remédios, estava bem enfeitada e teve missa. Achei lindooo como enfeitaram as janelas.
SEXTA DIA  31
    Tomamos café da manhã no Hotel Brunello, 35 reais por pessoa pra comer à vontade, foi muito gostoso. Esse hotel fica literalmente na frente da Praia do Jabaquara (ainda em Paraty, mas é que cada praia tem um nome), então terminamos de comer e fomos pra praia.
Hotel < Rua > Praia
    A única praia que eu já tinha ido na vida era a de Peruíbe - SP(e as aleatórias dentro/perto dela), achei a de Paraty muito diferente!!! A água é de uma cor diferente, a areia tem uma textura diferente, as conchas são de tipos diferentes, o mar não tem onda ou rebentação. Esqueci de mencionar antes que a cidade (e a praia) não tem ar de praia, aquele ar específico de se sentir na pele e cheirar. 
    Senti falta de animais na areia, tipo aqueles que ficam fazendo buraquinho e saindo aguinha/bolha na areia. Também não vi nenhuma bolacha do mar.
Meu irmão, eu mexendo na areia e minha tia.
    Andando pra lá << (?) chegava uma parte da areia/água que ia começando um trecho de mangue!! A areia que toca a água era substituída por uma lama preta e eu, meu irmão e mãe quase fomos sugados pelo chão. A areia perto da água era muito mole e quando tentamos pisar e chegar mais perto da lama cheguei a afundar até o joelho e precisei de ajuda pra sair, foi aterrorizante real.
    A lama tinha uma textura muito legal e seria um ótimo fidget toy.
Tirei essa foto no modo panorâmico e achei que ficou legal.
   Depois de entrar na água e tomar muito sol, resolvemos ir perto da Praia do Pontal e daí subimos um morro/pedra escondido meio que no mato não sei e tinha uma vista lindaaaa.
   Ficava pertinho do Museu Forte Defensor Perpétuo, então aproveitamos pra ver o museu. Não entendi direito o que era, mas tinha uns itens, canhões e duas casas pra ver.
    Vi um monte de mini cogumelinhos num tronco de árvore.
    Cansamos e voltamos pra casa. Resolvemos fazer a janta nesse dia a amiga da minha mãe fez carne de siri e minha mãe empanou e fritou peixe, camarão, lula e polvo.
A carne de siri.
Em ordem: peixe, camarão, lula e polvinho.
    Tirando o peixe e lula, o resto eu nunca tinha comido. Achei que o siri não tinha gosto de siri, gosto e textura parecia uma carne louca/desfiada. O camarão tinha gosto de frango e a textura achei ok. A lula era em formato de anéis e gosto ok, só que ODEIO a textura, é meio borrachudo. O polvo gostei do gosto e textura muito crocante legal.
    Acho que foi a primeira vez que comi camarão, mas apesar de ter gostado não acho que comeria de novo porque sinto que é a mesma coisa que comer coração de galinha, cada unidade é 1 animal inteiro morto e acho isso muito triste.

    Depois de jantar fomos no centro histórico passear de novo e na ida passamos na La Finca Vermuteria. Desde a entrevista que viralizou da Emma D'Arcy e a Olivia Cooke de House of the Dragon em que a Emma fala que a bebida favorita dela é Negroni Sbagliato fiquei com vontade de experimentar um Negroni, que é um drink feito com Vermute, que é uma bebida feita à base de vinho. Quem comprou o Negroni na verdade foi a amiga da minha mãe e eu só experimentei. Não gostei, achei muito marrento e não sei se é porque no drink vai Campari ou se naturalmente o gosto de Vermute é assim. Fiquei feliz que não foi eu que paguei 35 reais no drink, mas pelo menos a amiga da minha mãe gostou.
    A vermuteria era muito legal e bem decorada e só tinha gente descolada.
SÁBADO DIA  1
    Fomos pro cais pra escolher uma escuna pra passear!! Eu nunca tinha ouvido falar da palavra escuna antes, parece um barco maior (?). Fomos perguntando preço e de todas as escunas era igual, 120 por pessoa. Saiam 10h (mas era quase 11h quando saiu a nossa) e voltavam 16h (voltou quase 18h a nossa).
Foto da internet do cais de Paraty. A escuna que fomos ficava bem onde esse barco azul com a boia amarela está.
    Escolhemos a Escuna Paz & Amor I. Tinha um segundo andar, banheiro, servia almoço (cobrado à parte) e fez paradas pra mergulho e em ilhas.
Foto do site deles porque não esquecemos de tirar foto da escuna.
    Na foto achei que parece pequena, mas era muito grande e cabia muuuuita gente, a pessoa no microfone falou que tinha mais de 150 pessoas. Ficamos no segundo andar onde tinham mesas pra sentar. O primeiro andar/térreo achei que tava muito lotado.
    No caminho a pessoa no microfone falava sobre as ilhas que passávamos perto e história/curiosidade. Não lembro o nome das ilhas ou praias que pararam, acho que foi 2 paradas no meio do mar (?) pras pessoas mergulharem. Custava 25 reais pra alugar máscara e snorkel pra quem queria ver peixe debaixo d'água, meu irmão alugou e disse que chegou a ver, mas eu não quis colocar. Tinha um zilhão de espaguetes de espuma pra quem quisesse/precisasse usar, tipo eu que não sei nadar ou boiar. Pararam em duas praias de ilhas também.
    Cheguei a descer em uma parada de nadar/mergulhar e nas duas de praia, cada parada durava sei lá um pouco mais de meia hora. Quem não quisesse ir pras paradas de praia nadando (!!!) podia ir de bote que eles levavam, mas demorava mais um pouquinho porque era muita gente e tinham que ficar indo e voltando da escuna pra pegar todos. Fui de bote nas duas vezes porque demoro muito pra "nadar" com o espaguete e levei celular em uma vez.
    Depois de uma parada da praia voltamos pra escuna e o almoço (que tinha que pedir com antecedência) já estava pronto e estavam chamando pelo número das comandas pra servir. Pedi frango com creme de milho, arroz, batata e salada, foi 65 reais (só pra terem uma ideia da média de preço), achei bem caro e eu nunca pagaria isso em outra situação, mas não tem outra opção quando você tá no meio do mar kkkkkkk Pelo menos estava bem gostoso.

    Teve um cantor ao vivo com violão e achei ele muito bom e ótimas escolhas de música, também tinha dois fotógrafos com câmeras profissionais durante o passeio tirando foto de todos o tempo todo e no final ofereciam por um preço de 80 reais pra termos acesso à pasta/pendrive sei lá com tudo, não quisemos mas o fotógrafo falou que podemos entrar em contato pra comprar em até não sei quantos meses, o que achei muito legal!
    Achei ruim que tinha que pagar pra usar aqueles coletes que boiam (?) kkkkkk, tinha uns não sei se eram laranjas ou vermelhos que eles disseram que podia usar só em caso de emergência.
Foto panorâmica.
Foto de uma hora que podia pular/mergulhar pro mar.
Na volta. Esse é um exemplo de escuna sem segundo andar.
    Achei curioso que quando entramos na escuna a rampa do cais até o barco estava reto, na hora de ir embora estava MUITO inclinado pra cima, tinha até funcionário pra ajudar a subir. Não tinha me tocado na hora, mas minha mãe falou que era porque no decorrer das horas do passeio o nível do mar tinha descido. !!!!!
Ilustração do antes e depois pra entrar/sair da escuna.
    Voltamos pra casa, daí tomamos banho e fomos pro centro histórico de novo. Eu e meu irmão saímos antes que minha mãe, tia e amiga da mãe pra ver com calma as lojinhas porque eu queria comprar lembrancinha pros meus amigos.
    Depois de comprar a lembrancinha e comprar pra mim um shawarma de uma barraquinha de rua, fomos pra um restaurante que esqueci o nome, mas não comi nele porque eu tinha visto previamente o cardápio e achei todos os pratos caros (e com peixe, que não sou muito fã) e o especial da semana que o preço estava bom era um que não gosto, por isso comprei antes algo pra comer sem ser de lá.
Decoração muito legal que estava na porta ao lado do restaurante.
DOMINGO DIA  2
    Dia do meu aniversário, nasci durante o horário em que estávamos tomando café da manhã novamente no Hotel Brunello. Fiquei triste porque não tava com fome então não consegui aproveitar muito, comi 2 pedaços de bolo e muito suco de goiaba.
    Fomos pra praia de novo depois do café e ficamos umas 2h lá acho, depois voltamos pra casa pra arrumar as coisas pra ir embora. 
    Arrumamos tudo e passamos no café/lanchonete Manuê Sucos antes de ir embora. Pedi por 8 reais um pedaço de bolo de chocolate com nutella e recheio de leite ninho, erraram o pedido e veio junto uma bola de sorvete!!!! E meu deus....... foi o melhor bolo de chocolate com leite ninho que já comi na minha vida. Fiquei muito feliz.
    Depois de terminar de comer começamos a ir embora pela estrada de Cunha de novo, só que agora na volta a estrada era uma subida à serra e o carro estava MUITO pesado, foi bem tenso porque o carro não subia por conta do peso e estávamos em um trecho que só passava 1 carro por vez de tão estreito e tinha gente atrás e na frente nossa querendo passar e ficamos empacados no meio do caminho porque tinha um buraco e o carro tava sem força pra subir. Demos meia volta e desistimos de ir por Cunha, o que foi uma ótima ideia porque o carro nunca teria aguentado fazer a volta por aquele caminho. 
    Daí voltamos pelo caminho de Ubatuba, Dutra/Tamoios sei lá. A estrada é bem legal porque passa por muitas praias e uns túneis diferentes, mas demorou INSANAMENTE, pegamos muito engarrafamento e chegamos em Piracicaba só 10h depois, quando já era meia noite. E ainda de Pira, onde deixamos minha tia na casa dela, tivemos que voltar pra Avaré.

    Agora acabou de falar sobre a viagem!!! Vou falar e mostrar rapidinho as coisas que comprei pra mim durante a viagem.
    Comprei esses dois ímãs, achei o de gato uma fofura e ele é bem grande, quase 9cmx9cm.
    Comprei também de um artista argentino na rua chamado Hugo essa aranha de arame e semente pra por na minha parede, que ainda não coloquei.

    Também comprei uma garrafinha da cachaça Gabriela pro pessoal aqui de casa experimentar.
    Esqueci de contar que experimentei um drink muito gostoso chamado Jorge Amado, que é feito com a cachaça Gabriela, maracujá e limão. Tem esses nomes porque a novela antiga Gabriela foi gravada em Paraty.

Aleatoriedades: 
— Detalhes que contei aqui precisei perguntar pra minha mãe porque não lembrava e só consegui recapitular o que fizemos por causa das fotos que tirei (vendo data e ordem delas)
— Fiquei triste que só tive sonhos ruins nas noites que dormi lá (?)
— Experimentei muitas coisas pela primeira vez durante a viagem, então estarei atualizando o post 24 coisas para fazer 24x em 2024
— Tentei colocar dois vídeos curtinhos aqui no post (9 e 22 segundos) e depois de postar deu vídeo indisponível, então editei o post e tirei eles
— Demorei 5 horas inteiras pra escrever esse post!!!!! E de pensar que inicialmente eu queria escrever outras coisas aleatórias além da praia kkkkk

    Espero que gostem do post e que não tenha sido maçante esse tanto de texto e foto, mas queria falar de tudo sem deixar nada de fora, porque o post acaba não sendo só uma história pra contar pra vocês, mas uma forma de recordação da viagem pra mim.
    Vou escrever, espero que nos próximos dias, um post sobre as conchas que peguei e sobre o que aconteceu antes da viagem (fui em um rodízio e fiz uma prova de concurso público) e depois da viagem (fiquei doente).

2 comentários:

  1. giullia sou muito fã do teu blog! me divirto muito aqui, me faz lembrar de quando eu tinha 9 anos e lia queria diário otário e essas coisas... esse post especialmente me lembrou ainda de quando era criança e viajava com minha familia nas férias para a praia, as texturas das areias, as vendinhas de centro, o café de hotel, passeios de barco.... muitas coisas boas que espero que voltem a acontecer djfiosjfiodjsfo tbm adoro como tu é criativa com o que escrever, já estou animada para os próximos acontecimentos e listas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Gabes!! Quando criança eu AMAVA (apesar de ter só tido uns cinco livros dele) Querido Diário Otário, tentei várias vezes replicar o estilo tentando escrever diários e nunca ficava legal ou engraçado. Fico mt feliz que o post te fez lembrar essas coisas.

      Excluir