sexta-feira, abril 26, 2024

Primeira Passarinhada

    Quarta participei de uma oficina de observação de pássaros pela primeira vez e agora quero ter um binóculos. 

    Recebi no meu e-mail institucional umas semanas atrás o formulário pra inscrição dessa oficina e essa semana um pedido de confirmação de que eu participaria mesmo. 
    Desde que preenchi o formulário comecei a fantasiar na minha cabeça uma paixão a primeira vista durante a observação, por uma pessoa e não um pássaro, claro. Imagina que romântico dizer depois que conheceu seu namorado/a numa observação de pássaros?? Então tentei ir arrumadinha-ok pra caso eu conhecesse o amor da minha vida. (Não conheci)

    Chegando lá, na frente do anfiteatro da facul, mais conhecido como "Guilhermão", não encontrei nenhum rosto conhecido e estava ficando meio nervosa e sem jeito, mas achei companhia em uma aluna de jornalismo que começou a conversar comigo.
    Tinham 4 guias, três alunos de Biologia e um de Psicologia. Cada um com um binóculo, um deles com uma câmera porque ele cataloga os pássaros do campus, e trouxeram 3 livros guias pra mostrar pra gente. Chamaram a observação de Passarinhada e contaram que 50 pessoas se inscreveram e que isso era incomum, vieram 18 pessoas.
    Nos separamos em dois grupos e fomos andando por aí e os 2 guias (por grupo) falando e explicando as coisas pra gente, fomos revezando pra ver pelos binóculos quando encontrávamos algum pássaro. Foi bem legal.


    No final, a menina falou que vimos um total de 21 espécies, não lembro o nome de todas, mas alguns dos nomes que lembro são esses: Canário da terra, Chupim, Coruja buraqueira, Pica pau escamoso, Rolinha, Pomba, Bem te vi, Sanhaço cinzento e João de barro.
    Me senti orgulhosa, porque fui eu que enxerguei o Pica pau escamoso e o guia até tirou foto e falou que é muito difícil encontrar/ver ele.

    Não tirei nenhuma foto, porque não era o objetivo e minha câmera do celular atual é muito ruim. E precisávamos dos binóculos pra enxergar melhor os pássaros, já que se nos aproximássemos muito eles se assustariam e voariam.

    A Passarinhada durou quase duas horas, me deixando com uma hora e pouco livre e sozinha no campus antes da minha aula começar. Tentei comprar durante o dia todo um RU nos grupos do whats e não consegui, então comprei um pão de queijo na cantina.

    Resultados da Passarinhada:
  • quero um binóculos, será que minha tia me daria o dela?
  • lembrar de ir de calça ou passar repelente antes de ir pra uma atividade que você vai ficar andando pelo mato (levei só uma picada pelo menos e já parou de coçar)
  • lembrar de olhar a grade curricular de Biologia e ver se eles tem alguma aula de Ornitologia, e se sim, será que é possível eu me inscrever como matéria optativa?
  • quero andar por aí e ser capaz de apontar prum pássaro e dizer pros meus amigos o nome dele
  • descobri que os saguis do campus às vezes comem os filhotes e ovos dos pássaros e isso me deixou meio triste
  • vou ganhar um certificado de participação
  • enxerguei os pássaros de maneira mais metódica, em vez de maneira afetiva
    Todos os desenhos aqui no post são de minha autoria, inspirada no tema observar + pássaros.

fiz na minha agenda do Snoopy eu olhando o Woodstock



2 comentários:

  1. oii giu! eu amei os desenhos, a animação (ou gif?) e fiquei encantado com a criatividade do desenho na agenda com você olhando o Woodstock!!

    um sonho de vida que tenho e quero realizar é ir num borboletário. sei que tem em alguns jardins botânicos mas não sei se tenho tempo de ir (na verdade é coragem de ir sozinho mesmo sabendo que seria bom passar um tempo comigo mesmo). na ufscar tem bastante borboleta e sempre fico encantado quando vejo elas! uma vez vi uma borboleta verde, eu não sabia que existia.

    espero que você tenha conseguido se inscrever em alguma matéria optativa que tenha relação com pássaros! eh bem a sua cara :D

    um bjo, xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!! Obg!! Até agora, enquanto escrevo os posts, sinto muito a necessidade de ter alguma imagem ilustrando o texto de alguma forma, e tem certos textos que não tenho foto pra tirar do assunto, então me surgem ideias de desenho e isso tá sendo muito legal.

      Que linda a palavra borboletário, tinha esquecido que um lugar assim existe. Tem um jardim botânico aqui em Bauru e tbm ainda não fui porque não queria ir sozinha e meus amigos nunca querem ir quando sugiro. Tbm não sabia que borboleta verde existia!! (se eu pensasse sobre ia acabar pensando que existe um tipo pelo menos de cada cor, mas nunca tinha pensado nisso)
      acho que só vi aquelas meio amarelo-verde-limão-pastel

      Vou conseguir ver das matérias optativas só acabando esse semestre, mas antes tenho que me informar sobre a existência ou não de uma matéria assim e como faz pra se inscrever. Cheguei a fazer semestre passado uma matéria do pessoal de Arquitetura como optativa, porque eu preciso das horas, mas foi bem chato e ela tinha aparecido dentre as opções nossas de optativas pra pegar.

      Excluir